Salto de Fé | Kabbalah Centre Portugal

Salto de Fé

Quando penso na maneira como as crianças aprendem a andar, lembro-me de como o Criador nos ensina a seguir em frente nas nossas vidas. Todos nós já vimos um pai ou uma mãe amorosos segurando a criança pelos braços e incentivando-a a dar um passo. Depois outro, e ainda outro. Durante todo o tempo, o pai está lentamente a recuar. A cada passo em frente que a criança dá, os pais dão um atrás. Isto não é enganar, mas amor verdadeiro. O amor é ajudar a outra pessoa a crescer e a tornar-se mais forte sozinho. É assim que mudamos e melhoramos as nossas vidas como adultos, também. Por mais assustador que possa ser, se tentarmos, descobriremos que na verdade temos a coragem, a força e a capacidade para seguir em frente.

 

O autor Joseph Campbell escreveu uma vez: “Descobri que você só tem que dar um passo em direção aos deuses, eles vão, então, dar dez passos na sua direção. Esse passo, o heróico primeiro passo da viagem, está fora ou acima dos seus limites, e muitas vezes deve ser dado antes que você saiba que irá ser apoiado”.

 

Esta semana, o Criador estende-nos os Seus braços amorosos, incentivando-nos a caminhar na Sua direção. Somos convidados a dar esse salto de fé.

 

A nossa porção esta semana é Beshalach. Provavelmente é uma das (se não a mais) famosa que iremos ler ao longo deste ano. Os israelitas estão a ser perseguidos pelo Faraó e o seu exército, depois de terem fugido do cativeiro no Egipto. A sua perseguição chega a um final dramático no Mar Vermelho, onde os israelitas se encontram entre "um rochedo e um grande obstáculo". À frente deles está uma massa de água impassível e atrás deles um exército furioso empenhado em matá-los. Neste momento, imploram a Moisés que os devolva à escravatura no Egito, mas o Criador tem um plano. O Criador diz aos israelitas que continuem a avançar, para prosseguirem. E é o que eles fazem. Dirigem-se para o Mar Vermelho, e assim que o fazem um milagre ocorre: o Mar Vermelho abre-se ao meio! Duas paredes de água são criadas, e eles são capazes de passar por terra seca através do mar, escapando ao Faraó e ao seu exército.

 

O que é que isto significa para nós hoje, nas nossas vidas? O poder de fazer milagres é, nesta semana, nosso. Os israelitas estavam realmente assustados, mas deram o próximo passo na sua jornada. Apesar de parecer impossível, foram capazes de criar o milagre necessário e aceder ao próximo nível no seu caminho espiritual. Também nós temos o mesmo poder agora. Mesmo que as nossas pernas fraquejem ou que sintamos que não estamos prontos, o poder está lá para que possamos dar o próximo passo para a vida dos nossos sonhos.
Só nós é que podemos dar o próximo passo. Ninguém pode fazer isso por nós. Viemos a este mundo para construir as nossas próprias vidas e trilhar os nossos próprios caminhos. É imperativo que continuemos a dar os passos necessários, especialmente quando o próximo parece tão impossível de dar. Porque estes são os passos que dão origem a bênçãos além da nossa capacidade de compreensão Qualquer que seja o “Mar Vermelho” que possa estar a enfrentar, ele pode ser superado, e um grande milagre está ao seu alcance.

 

Que caminho se abre à sua frente esta semana? Que novo passo poderá dar? Esta semana, nas suas meditações, visualize-se a si próprio de pé e cheio de força. Sinta a força nas pernas e o chão sólido sob os pés. Respire na certeza do Criador e lembre-se de que não está sozinho. Não existe essa coisa de solidão. Todos os nossos pais e mães estão connosco. Todos os nossos anjos da guarda andam connosco. O Criador está consigo. Moisés está consigo. Veja-se a dar passo atrás de passo, lentamente. Caminhe corajosamente e com força na Luz, em direção aos braços abertos do Criador. Como uma criança a aprender a andar, sentindo a mesma alegria e excitação.

 

Esta semana, sinta-se incentivado a continuar em frente. Talvez consiga sentir a coragem no ar, inspirando-o a dar um passo em direção à vida que estava destinado a viver. Se você está aberto a isso, esta semana empreenda uma ação que talvez tenha tido medo de fazer no passado. Esta semana, um passo é verdadeiramente igual a mil. Se você tem fé e der esses passos, tenho a sensação de que um grande milagre está à sua espera, apenas a um braço de distância.

 

Com todo o meu amor,
Karen