Inspirando Mudanca - Utilizar Ferramentas Cabalísticas para Criar Proteção | Kabbalah Centre Portugal

Inspirando Mudanca - Utilizar Ferramentas Cabalísticas para Criar Proteção

A maior parte da porção Tazria refere-se às leis de tzara’at - lepra. Numa parte, diz-se que a lepra pode manifestar-se em 3 sítios: no indivíduo, nas suas roupas ou na sua casa. O Talmud diz que dignos são aqueles a quem o Criador deu as ferramentas e os dons da tefilin , que usamos na cabeça e no  braço;  a tzitzit, que usamos na roupa ou tallit  e a mezuzah , que colocamos na nossa porta. Os cabalistas explicam que estas três ferramentas representam as três partes das nossas vidas: o corpo, as coisas que possuímos (roupas) e a nossa casa. Por isso, eles dizem-nos que a pessoa que use estas três ferramentas pode purificar estes e todos os elementos da sua vida.

 

No Talmud, Rabbi Eliezar, o filho de Yaakov, diz: “Todo aquele que use estas ferramentas todos os dias não pecará”, isto é, não fará nada de negativo nesse dia. Diz que se usarmos estas três ferramentas estaremos protegidos porque os anjos do Criador rodearão o indivíduo que as usar. O Rambam também diz que a pessoa que use a tefilin , a tzitzit e tem uma mezuzah na porta não cairá, porque estas ações criam anjos que as protegerão.


Contudo, será verdade ? Como poderiam os cabalistas há 2000 anos afirmar que o uso destas três ferramentas evitavam a queda do indivíduo? Simplesmente não é verdade; conhecemos muitas pessoas, nós inclusive, que usam estas ferramentas todos os dias  e caíram.  Então porque diriam eles que quando alguém usa estas três ferramentas tem anjos à sua volta que o protegerão?  A resposta é que não tem apenas a ver com estas três ferramentas; o meu pai, Rav Berg, sempre nos disse que ‘Consciência é tudo’ e  aplica-se  neste caso porque usar as ferramentas sem consciência não tem qualquer significado. Sem consciência não conseguiremos despertar a Luz e os anjos que nos são destinados. Isto é verdade para qualquer ferramenta que utilizemos e não apenas para a tefilin , a tzitzit e a mezuzah


Quantos de nós têm consciência quando estão a usar estas ferramentas, ‘Estou a criar anjos que me irão proteger’? Quantos de nós, quando abrimos o Zohar e o lemos, estamos conscientes ‘Enquanto estou a ler estas palavras, estou a criar anjos que me irão proteger hoje’? Quando foi a última vez que que olhámos para a mezuzah na nossa casa, e pensámos ‘Esta ferramenta está a criar anjos para proteger a mim , à minha família e a minha casa’? Porqu,e se não estivermos constantemente conscientes , a mezuzah não é mais do que um objeto colocado na porta, e toda a Luz e proteção que estas ferramentas devem despertar e criar para nós não estarão ao nosso redor.


Por isso, quando o Talmud diz muito claramente, ‘Se fizeres isto corretamente…’ o que quer dizer ‘corretamente’ ? Quer dizer fazê-lo com consciência real. Aqueles que usam estas ferramentas e têm consciência à sua volta não podem cair. Isto é muito importante, e eu espero que mude a nossa compreensão das ferramentas. Usá-las não tem qualquer significado e não proporcionará o resultado para o qual nos foram dadas, a menos que nós as utilizemos com consciência - ‘Ao fazer isto, estou a criar anjos que me irão proteger’. Sem fazer isto, a ação em si não é nada, porque  não estamos a receber a proteção ou a Luz quando  estamos a fazê-la.


As such, next time we open up the Zohar, put on our tallit, or look at our mezuzah, we need to ask ourselves if we are doing it because we think we’re supposed to and that it’s the right thing to do, or if we’re doing it with the consciousness that we are creating angels that will surround us and protect us. If we are not doing it with this consciousness, it’s like we’re not even doing it, because we are not creating the angels and receiving the Light and protection these tools are meant to give us. And so, from this understanding we receive on Shabbat Tazria, I really hope that we all start using these tools differently. Because most of us do not receive the angels, Light, and protection that these tools are meant to give us. Yet, if we come to them with consciousness, then we can create those angels, create that Light, and receive that protection.


Por isso, a próxima vez que abrirmos o Zohar, colocarmos a nossa tallit , ou olharmos para a nossa mezuzah, temos de  perguntar a nós próprios se o estamos a fazer porque é suposto e porque é o que devemos fazer ou se o estamos a fazer com a consciência de que estamos a criar anjos que estarão connosco e nos protegerão. Se não o fizermos com consciência é como se não o estivéssemos a fazer, porque não estamos a criar anjos nem a receber a Luz e a proteção que estas ferramentas foram concebidas para nos dar. Assim, a partir desta compreensão que recebemos em Shabbat Tazria, eu realmente espero que comecemos a usar estas ferramentas de maneira diferente.  Porque a maior parte de nós não recebe os anjos, a Luz e a proteção que estas ferramentas nos devem dar. No entanto, se as abordarmos com consciência, então nós podemos criar os anjos, criar a Luz e receber a proteção.