A diferença entre uma conexão simples e uma conexão direta com a luz do criador | Kabbalah Centre Portugal

A diferença entre uma conexão simples e uma conexão direta com a luz do criador

Na porção de Toldot, Rebecca recebe a inspiração divina de que Jacob precisa roubar as bênçãos que o pai, Isaac, ia dar ao seu irmão Esaú. A porção diz que a natureza de Jacob era tam, ou seja uma pessoa simples, alguém que não manipula, nem rouba. Portanto, Jacob foi colocado numa posição completamente oposta à sua natureza.


O Zohar diz-nos que antes de Jacob roubar as bênçãos, rezou recitando este verso de Salmos: "Salva-me das palavras ou da linguagem das mentiras, de qualquer palavra que não seja verdadeira". É estranho que ele escolha esta oração, estando prestes a mentir e a roubar. Como tal, que significa que Jacob, antes de entrar no quarto de Isaac, para usar a mentira e roubar as bênçãos de Esaú, reze "protege-me das mentiras"?


Rav Ashlag diz-nos que as bênçãos que Jacob ia receber eram toda a Luz que a humanidade precisaria para pôr fim, para sempre, ao sofrimento e à morte. E o Zohar diz-nos que Jacob só poderia receber estas bençãos através da mentira. Mas porque é que teve de ser assim?


O Zohar diz: "Jacob tinha de vir com sabedoria e dissimulação, porque tinha de corrigir o pecado de Adão". Na realidade este processo estava a resgatar à serpente, ao Lado Negativo, a Luz de Imortalidade, Gemar HaTikun. E o Lado Negativo, diz-nos, chamava-se "O Reino das Mentiras"; portanto, o que Jacob estava a fazer era a corrigir o pecado de Adão do mesmo modo da serpente, que através do engano e das mentiras fez Adão e Eva caírem na escuridão e perderem a Imortalidade. Jacob, através das mentiras e do engano, trouxe as bênçãos de volta.
Jacob deve ter sabido o que o Zohar nos diz aqui, que as mentiras e o engano eram a única forma de trazer as bênçãos de volta. No entanto, a sua oração era para o proteger das mentiras. É estranho; imagine que está prestes a fazer alguma coisa que vai mudar o rumo da Historia e resgatar o potencial da humanidade para pôr fim à dor, ao sofrimento e à morte. E em vez de pedir ao criador para o ajudar nisso, reza por algo diferente. "Protege-me das mentiras", mas está prestes a mentir.... então porque esta oração peculiar sobre proteger-se de mentir?
Para entender isto, quero partilhar uma secção de MaHaral de Praga, um grande kabbalista que revelou muitos segredos. Ele diz que o Livro dos Provérbios nos conta que há dois tipos de pessoas que estão conectadas com a Luz do Criador - os que são Yeshurun, ou seja íntegros, ou corretos, e os que são Tammin, isto é, simples, que tem uma certeza simples. No entanto, há uma grande diferença entre os seus níveis de conexão do Criador.


O Maharal diz-nos que a diferença entre ser íntegro e ter uma certeza simples, é que a pessoa íntegra usa a mente para compreender o que deve fazer. Ela deseja fazer a coisa certa e está sempre a tentar perceber o que isso é. Enquanto que essa pessoa está sempre a pedir que a luz do Criador lhe seja mostrada, ser um Tammin, ter uma certeza simples, traz a pessoa para o nível em que nem sequer tem já de pensar no que é certo ou errado, é inato nele. Este é o poder da certeza simples: quando luta por ela, na verdade dá-lhe uma capacidade inata de estar sempre a fazer e a dizer a coisa certa, de estar sempre a ir no caminho certo.


Assim, alguém que seja íntegro, ainda tem de lutar pela verdade e para fazer a coisa certa, enquanto um tammin é alguém que tem a certeza simples e faz a coisa certa de forma certa sem ter de pensar nisso. Jacob tinha ambas; O Maharl diz-nos que, quando algo tinha a ver com as necessidades pessoais, ou com a orientação pessoal de Jacob, ele tinha a certeza simples e não tentava entendê-las. Mas para aquilo que tivesse a ver com os outros, ele usava a mente para perceber o que precisava de fazer.
Ter uma certeza simples é o nível mais elevado, enquanto que os que são yeshurun - ainda a usar o cérebro para perceberem o que está certo ou errado -  não têm a capacidade inata de ver sempre o que está certo ou errado, e esse é um nível mais baixo.


Diz-se então, acerca do Tamin, que a pessoa que luta pela certeza simples, pelo menos no que lhe diz respeito, atinge a imortalidade. Por isso, mesmo que a pessoa que está a lutar e a combater para entender o que é fazer a coisa certa vá receber a conexão com o Criador, essa conexão não será no nível da imortalidade que será alcançado pela pessoa que luta e atinge e cresce em certeza simples.
É importante entender a lógica disto. Porque razão a certeza simples é a ferramenta mais poderosa de conexão com a Luz do Criador? Porque quando temos certeza simples não estamos a deixar o Criador.
Quando somos íntegros, porém, significa que chegamos a uma determinada situação com a nossa mente; quando alguém nos faz algo, pensamos com a nossa mente o que devemos fazer ou como devemos responder e chegamos a uma conclusão, E este processo de pensamento está fora da Luz do Criador até decidirmos qual é a coisa certa a fazer, e a seguir ficamos reconectados com a Luz do Criador.
No entanto, com a certeza simples, quando alguém nos faz algo, nós temos aquela certeza de que isso vem da Luz do Criador e, portanto, nem sequer pensamos como precisamos responder ou o que fazer.


Esse processo nunca nos desconecta do Criador. Não é um processo natural para nós porque nascemos neste mundo de mentiras. Tal como o Rav Berg nos recordaria, todo este mundo é um mundo de ilusão. Provavelmente, nada há neste mundo que possamos dizer que é absolutamente real, e a única forma de nos afastarmos deste mundo de mentiras é sendo um Tammin.
Como fazê-lo? Não usando a mente para descobrir o que fazer quando surge uma situação. Ao invés, confiemos em que vem da Luz do Criador. Tenhamos essa certeza simples, e ao fazê-lo damos um passo na direção da Imortalidade

 

Nessa altura, quando a próxima situação chegar, com sorte continuarem a ser ativos na certeza simples, e não mais cairemos no mundo das mentiras.
Para atingir o nível de unificação completa com a luz do Criador, temos de estar sempre a lutar para sair do campo de jogo do Lado Negativo parando de tentar decidir qual é a coisa  certa a fazer. Queremos desenvolver esta capacidade porque cada passo na direção da certeza simples não é apenas um passo mais na direção da Imortalidade mas também, dizem-nos, impede que forças físicas e espirituais prejudiquem os que estão a lutar nessa direção.