Como receber a profecia | Kabbalah Centre Portugal

Como receber a profecia

Na porção Balak, aprendemos que se a profecia está disponível para Bilaam, que é considerado um ser humano muito baixo, então deve estar disponível para todos. Portanto, a Luz que está disponível no Shabbat Balak é a da profecia, de como todos nós podemos viver as nossas vidas conectando-nos com a Luz do Criador de tal forma que a nossa direção, decisões e ações são tão claras de forma nunca temos qualquer dúvida.


Portanto, quero partilhar um ensinamento de Maimonides, o Rambam, onde ele fala sobre a profecia. Ele diz-nos que existem quatro pré-requisitos muito importantes para o mais alto nível de profecia. Os três primeiros são: ser uma pessoa sábia, ser uma pessoa forte e ser uma pessoa que pode sempre dominar a sua inclinação negativa, nunca influenciada pelo seu Desejo de Receber para Si Mesmo. E o quarto pré-requisito, penso eu, pode ser o mais importante de que precisamos para continuarmos ou começarmos a trabalhar: ter uma consciência ampla ou abrangente.


Uma pessoa que tem a perfeição desses quatro pré-requisitos está no mais alto nível de profecia, tal como Moisés. No entanto, se estamos a trabalhar nos quatro e ainda não atingimos a perfeição, ainda assim podemos estar a receber níveis de direção e de profecia; à medida que desenvolvemos essas quatro partes de nós mesmos, obtemos uma direção mais elevada e clara. Muitas vezes, quando estamos a tentar obter clareza acerca de algo que devemos ou não fazer, pedimos ajuda, e então tornamo-nos talvez 60% claros; então seguimos nessa direção. Mas o nível final, e isto é realmente o que todos nós devemos lutar para alcançar, é a clareza total sobre tudo, o tempo todo. Mas, como eu disse, é importante lembrar que isto não é um jogo de soma zero; não é que sejamos nem um profeta como Moisés, nem tenhamos direção. Na verdade, todos nós estamos em algum nível dentro do quadro da profecia, e somos direcionados para qualquer nível em que estejamos.

Esse é o começo da compreensão do conceito de profecia. Estas são as quatro qualidades que alguém precisa para ter a profecia final, ou para crescer na sua capacidade de ser um profeta. Uma pessoa que tenha estas quatro qualidades, então tem a consciência, a mente e a capacidade para entender e comprender ... e quando temos mais profecia, ou seja, quando temos uma direção mais clara na nossa vida da Luz do Criador, estamos constantemente a tornar-nos mais elevados. E no Shabbat Balak, temos a oportunidade de perguntar como podemos crescer mais nestas quatro categorias, para que nos possamos tornar mais claros e certos sobre as ações que o Criador quer que façamos e a direção que o Criador quer que tomemos.


Além destes quatro pré-requisitos, para sermos capazes de receber mais orientação, precisamos de parar de usar a nossa mente para pensar sobre coisas que são tolas, não reais, ou do ego, porque esse espaço mental limita o espaço da profecia. O Rambam diz-nos, portanto, que a mente tem de ser preparada. Como é que preparamos a nossa mente? Permitindo-lhe menos margem para pensar sobre estas coisas falsas e orientadas pelo ego. Quanto menos disso, mais espaço há para a verdadeira profecia, para a verdadeira direção. E quanto mais uma pessoa desenvolve a sua mente para que mais dela fique focada na Luz do Criador, mais essa pessoa se eleva. De facto, quando esse momento de profecia vem até nós, quando “o espírito repousa sobre nós”, tornamo-nos uma pessoa diferente e chegamos a um estado em que somos até mais elevados do que os que  têm sabedoria.

 

E, no entanto, é possível que alguém tenha os quatro pré-requisitos e também tenha preparado a sua mente, mas ainda não receba profecia. Porquê? Porque há mais uma peça, dizem-nos, necessária à nossa preparação para receber profecia. Os profetas não acordam de manhã e dizem, por exemplo: "Hoje às 2:30, eu vou pedir profecia." Não funciona assim; os verdadeiros profetas não sabem quando a profecia ou a clareza virão. Em vez disso, eles concentram-se no seu desejo pelo momento em que o espírito repousará sobre eles, pela clareza que virá. Mas para a receber, eles e nós temos que estar num lugar de alegria. O que significa que uma pessoa pode ter as quatro qualidades ou, pelo menos, estar a tentar desenvolver as quatro qualidades de que falámos, e ter preparado a sua mente; mas se não se colocar num lugar de alegria, a profecia não pode descer até ela. A profecia não pode chegar até nós quando estamos tristes ou não estamos a esforçar-nos para crescer.

 

Se espiritualmente trabalharmos em nós mesmos para alcançarmos estes quatro pré-requisitos - ser sábios, fortes, nunca influenciados pela nossa inclinação negativa e tivermos uma consciência expansiva - e fizermos o possível para preparar as nossas mentes e ficarmos num estado de alegria, a profecia pode vir até nós, e podemos começar a viver as nossas vidas constantemente dirigidas pela Luz, sem qualquer dúvida. E a assistência para nos prepararmos de forma a podermos receber estes níveis finais de profecia está disponível para nós em Shabbat Balak.